Reuniões
Conheça os diferentes tipos de reuniões!
Conceito de reunião
Uma reunião é o encontro de duas ou mais pessoas com propósito de discutir algum tema ou realizar alguma atividade. É na reunião que todas as questões de um clube são planejadas, discutidas e organizadas, por isso, existem algumas regras essenciais recomendadas para o sucesso da reunião:
-
Informar aos participantes o dia, horário e local da reunião com antecedência;
-
Seguir o protocolo e possuir uma pauta pré-estabelecida (opcional a divulgação aos participantes), com todos os assuntos a serem tratados e oradores já denominados;
-
Possuir horários estabelecidos de início e término e prezar pelo cumprimento dos mesmos;
-
Sair da rotina, ou seja, inovar em alguns quesitos para que elas se tornem atrativas aos companheiros. Dicas: A disposição das cadeiras em forma de círculo proporciona uma melhor forma de discussão. Pode-se variar o local de reunião havendo uma pequena confraternização após ou em conjunto;
-
O presidente deve envolver cada associado na discussão dos assuntos, dando o estímulo e a oportunidade para todos darem suas opiniões;
-
Cada assunto deve ser discutido até ser totalmente resolvido, e somente depois, se inicia um novo assunto;
-
No final da reunião, fazer uma recapitulação de tudo que foi decidido;
-
Posteriormente à reunião, a comissão de frequência (ou algum diretor com função equivalente) deve entrar em contato com os associados que faltaram, perguntando os motivos da ausência e informando a eles tudo que aconteceu na reunião.
Tipos de reunião
-
Diretoria
De acordo com o Estatuto Padrão de LEO Clubes, as reuniões de diretoria devem ser realizadas pelo menos uma vez por mês e, na oportunidade em que acontece, deliberam entre os diretores (presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro e demais diretores convocados) as questões de suma importância ao clube ou questões de cunho polêmico/sigilo e, desse modo, requerem um tratamento diferenciado.
A reunião de diretoria é pré-determinada no calendário de reuniões, devendo ser informada para todos os associados. Todas as deliberações na pauta devem ser preparadas para serem apresentadas na reunião em assembleia subsequente.
O presidente do clube pode, a qualquer momento, ou mediante pedido feito por escrito de qualquer integrante da diretoria, pode convocar uma reunião extraordinária de diretoria do clube. A presença do presidente ou do vice-presidente e de quaisquer três outros membros da diretoria será necessária para constituir um quórum em toda reunião de diretoria ordinária ou extraordinária do clube.
-
Assembleia ordinária
As reuniões ordinárias em assembleia também são conhecidas como "reuniões de trabalho". As reuniões ordinárias zelam pelo cumprimento da agenda e servem para tratar de questões como secretaria, finanças, campanhas e eventos.
De acordo com o Estatuto Padrão de LEO Clubes, as reuniões ordinárias devem ocorrer, no mínimo, duas vezes por mês. Alguns clubes realizam estas reuniões quinzenalmente e outros, semanalmente, entretanto, a agenda de reuniões dependerá da política administrativa e da cultura do clube, podendo variar muito de um para outro. Vale, todavia, o dever de se respeitar a premissa de Lions Clubs International que determina o número mínimo de reuniões.
Entre suas principais características:
-
Discute-se a pauta da reunião de diretoria e outros assuntos que requeiram deliberação;
-
Todos os associados participam;
-
Votam apenas os associados em pleno gozo de seus direitos;
-
São pré-definidos o local e o horário das próximas reuniões.
-
Assembleia extraordinária
Assembleia extraordinária, como o próprio nome já sugere, é aquela que não tem periodicidade pré-determinada ou definida. Ela é realizada quando o LEO Clube se depara com situações atípicas em que as decisões devem ser tomadas em caráter de urgência. Nela, todo e qualquer assunto pode ser tratado, inclusive os que já foram objeto de pauta nas reuniões ordinárias. Sua convocação é feita sempre que haja necessidade. O presidente do clube pode, a qualquer momento, ou mediante pedido feito por escrito de pelo menos 10 associados em dia com as suas obrigações, convocar uma reunião extraordinária do clube.
Entre suas principais características:
-
Realizada para definir algo que não fora previsto anteriormente;
-
Todos os associados participam;
-
Tem-se urgência nas decisões;
-
Não está prevista no calendário de reuniões;
-
Sua convocação pode ser por escrito ou oralmente, desde que a todos associados.
-
Festiva
A reunião festiva consiste num encontro mais voltado a descontração e confraternização dos membros do clube, não precisando, necessariamente, que se siga um protocolo - embora seja recomendado. Trata-se de uma confraternização em que se comemorarão os aniversários dos associados de cada mês, recebimento de um troféu ou condecoração importante (por exemplo, o “LEO do Ano” ou “Excelência LEO”); ou qualquer outro motivo. Os clubes devem e podem aproveitar feriados, aniversários de associados ou mesmo o final de uma campanha para realizar uma reunião festiva. Elas são importantes, pois aproximam e integram os associados.
Entre suas principais características:
-
Os associados determinam onde será a festiva: em uma residência, na fazenda, num clube, na sede, etc;
-
O caráter de festa pode ser na realização de um camping (acampamento), almoço, jantar, churrasco, coquetel, etc.
-
Solene
Assembleia solene é a cerimônia em que se reúnem os associados de um clube (ou mais) com o intuito de festejar socialmente uma posse de novos associados ou nova diretoria, fundação de um novo clube, premiação de um associado ou ainda a abertura oficial de uma conferência ou reunião distrital. Em geral, é uma solenidade que ocorre à noite devido ao seu caráter mais formal, por isso, recomenda-se o uso do uniforme social do clube, ou na ausência dele, um traje social.
Após o decorrer da reunião (que utiliza o protocolo de reunião de trabalho, mas de forma mais refinada e que recorra ao objetivo principal da realização da solenidade), cabe servir um jantar ou coquetel aos presentes como forma de agradecimento e cortesia por parte do clube anfitrião.
Protocolo
Um dos itens mais importante da preparação de uma reunião é o protocolo. Seu objetivo é organizar, planejar, ordenar eventos, minimizando os erros, falhas, embaraços, imprevistos, gafes e a necessidade de improvisos. Saiba mais: clique aqui!
Download
Para fazer download deste conteúdo ou de qualquer outro do site, acesse nossa página de arquivos: clique aqui!
Referências
-
BARROS, Mallu Mendonça de. LEO Clube: Ao Alcance das Mãos. 1ª. ed. Goiânia/GO: [s.n.], 2008. 97 p.
-
IOP, Deise. Manual de Protocolo. 3ª. ed. [S.l.: s.n.], 2016. 49 p.