capa_sobre_o_leo.jpg

Fundar um LEO

Faça a diferença na sociedade: se torne um associado LEO!

Fundar um LEO

Como fundar um LEO

Como os associados mais jovens de Lions Clubs International, os LEOs incorporam as melhores qualidades da organização. Eles são jovens dedicados que percebem o poder da ação. Juntos, LEOs e Leões formam uma parceria poderosa - de respeito mútuo, em que os Leões aprendem com os insights inovadores de LEOs e os jovens do LEO Clube têm acesso às estratégias comprovadas daqueles que serviram ao mundo com sucesso por décadas.

Ao patrocinar um LEO Clube, esta parceria oferece inúmeros benefícios ao Lions Clube patrocinador e à comunidade. Os Leões podem oferecer oportunidades de liderança e serviço aos jovens da sua comunidade. Além disso, um LEO Clube pode aumentar a exposição do seu clube à comunidade, sendo visto por novos públicos, incluindo jovens profissionais, estudantes, pais e famílias. O patrocínio de um LEO Clube proporciona aos Leões a oportunidade de serem mentores de possíveis líderes da comunidade e recrutar futuros associados para manter a rotatividade do movimentoÀ comunidade, existe a possibilidade de diminuir as dificuldades da região com jovens compromissados com o serviço comunitário.

A fundação de um LEO Clube depende do patrocínio de um Lions Clube (ou mais). Sem um Lions Clube, um LEO Clube não pode ser constituído. Dessa maneira, o primeiro passo para fundá-lo é propor à diretoria do Lions Clube o patrocínio de um LEO Clube.

 

Aprovada esta ideia, existem 6 etapas sugeridas por Lions Clubs International para oficialmente organizar o clube:

#1 - Definir a estrutura do LEO Clube

A primeira etapa é determinar o tipo (com base na comunidade ou na escola) e a faixa (Alfa e Ômega) do novo LEO Clube. O Lions Clube deve analisar as necessidades da comunidade e definir a estrutura. É recomendado nomear um comitê de associados do Lions Clube interessados em formar um LEO Clube para organizar estas informações, juntamente com o apoio do assessor de LEO Clubes do distrito.

#2 - Divulgar o LEO Clube e identificar jovens em potencial

Divulgue o movimento e busque possíveis jovens interessados em escolas, universidades, faculdades, igrejas, grupos de jovens, amigos e familiares. Ao divulgar, utilize anúncios em rádios, jornais e panfletos, além de instalar cartazes em vários pontos com grande fluxo de jovens. Lions Clubs International disponibiliza, para auxiliar neste recrutamento, alguns materiais, como o folheto de recrutamento de jovens (Leo57). Divulgue a oportunidade oferecida à comunidade por meio do novo clube através da rede do Lions e da mídia social. Anote nomes de possíveis LEOs nas escolas, universidades, faculdades, igrejas, grupos de jovens, amigos e parentes.

#3 - Convidar aos jovens em potencial

Convide os jovens para uma reunião informativa usando pôsteres promocionais, avisos e através da mídia local. É importante, nesta reunião, explicar a filosofia do programa de LEO Clubes, respondendo aos requisitos para a afiliação, ao relacionamento com o Lions Clube patrocinador e às atividades de serviço para LEOs. Distribua o Formulário de Afiliação ao LEO Clube Alfa (Leo50A) ou Formulário de Afiliação ao LEO Clube Ômega (Leo50O) e convide os jovens interessados a se afiliarem.

#4 - Realizar uma reunião organizacional

Organize uma reunião informativa para eleger os dirigentes mínimos do LEO Clube, - presidente, vice-presidente, secretário e o tesoureiro - bem como alinhar o local e horário das reuniões. A reunião também servirá como base de treinamento para os jovens, reforçando a sistemática do programa de LEO Clubes e discutindo possíveis projetos para o clube.

#5 - Preencher toda a documentação necessária

Com tudo já organizado, preencha o Relatório de Organização de LEO Clube (Leo51), contendo as devidas assinaturas. Anexe uma lista com os nomes dos associados fundadores do clube. Para Lions Clubs International, recomenda-se o mínimo de 20 jovens fundadores, contudo, o exigido é de, no mínimo, 10 jovens. Após devidamente preenchido, encaminhe o relatório digitalizado ao departamento do programa de LEO Clubes, através do e-mail leo@lionsclubs.org. O processo de certificação pode levar de quatro a seis semanas.

Além dos documentos burocráticos, existem obrigações financeiras. Ao fundar um LEO Clube, deve-se realizar o pagamento da joia de organização, no valor de US$ 100,00 (cem dólares) ou o equivalente em moeda nacional. Essa joia única inclui:

  1. Os custos envolvidos no processamento do relatório de organização do LEO Clube;

  2. Um certificado de organização;

  3. Um kit para dirigentes de LEO Clube;

  4. Um kit para patrocinadores de LEO Clube;

  5. Distintivos originais de lapela para cada associado fundador do LEO Clube.

Anualmente, os Lions Clubes também devem pagar a taxa de patrocínio de LEO Clube de US$ 100,00 ou o equivalente em moeda nacional. Essa taxa cobre as despesas com materiais, malas diretas, manutenção de registros, comunicados, prêmios e recursos do programa. Se um LEO Clube for desativado, o Formulário de Encerramento de LEO Clube (Leo86) deve ser recebido pelo departamento do programa de LEO Clubes até 31 de outubro para que o crédito pela taxa seja recebido somente para o ano corrente.

#6 - Planejar a cerimônia de posse

Assim que o Relatório de Organização de LEO Clube for aprovado, o Lions Clube patrocinador deverá organizar uma reunião de fundação, onde pelo qual será apresentado o Certificado de Organização e posse dos dirigentes e associados do LEO Clube. Para uma cerimônia bem-sucedida, você deve convidar os associados do Lions Clube, pais dos associados do LEO Clube, representantes da escola e da comunidade, dirigentes distritais e representantes da mídia local.

Saiba mais

✔️ Para visualizar modelos de protocolos de reuniões ou da fundação de um LEO Clube em pdf, acesse a seção de protocolos.

Referências

⚠️ Para visualizar todas as referências bibliográficas deste conteúdo, clique aqui. A reprodução de qualquer texto, documento e/ou imagem deste site é autorizada mediante a citação da fonte: Mundo LEO. Este conteúdo foi escrito por Vitor Sanches de Souza e revisado em julho de 2022.