Sobre o Lions

Conheça o emblema, objetivos e a ética.

Lions Clubs International

Lions Clubs International atualmente é a maior organização de clubes de serviço do mundo, destinada aos serviços comunitários e humanitários, conta hoje com 46 mil clubes e mais de 1,4 milhão de associados.

 

Fundada por Melvin Jones em 1917, possui desde sua fundação uma missão e uma visão bem clara para o futuro. Baseado no lema “We Serve” (Nós Servimos) tem a missão clara de “capacitar os voluntários para que possam servir às suas comunidades e atender às necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial através dos Lions Clubes”. E hoje, com quase 1,5 associados, alcançou sua meta estabelecida logo nos primeiros anos de sua fundação, registrada em sua Declaração de Visão “ser o líder mundial em serviços comunitários e humanitários”.

Emblema

Originalmente, o emblema inicial de Lions Clubs International possuía um trocadilho visual. O emblema possuía um leão (em inglês, “lion”) inspirado na obra da artista francesa Rose Bonheur, mordendo uma clava (em inglês, “club”) com a palavra “international” gravada.

 

Na convenção de 1919, foi proposta a mudança do símbolo, mas um jovem advogado de Denver, Colorado, chamada por Halsted Ritter, pediu permissão para falar: "O nome Lions dá ideia não só de fraternidade, companheirismo, força de caráter e propósito, mas, acima de tudo, a combinação das letras L-I-O-N-S transmite ao país um verdadeiro significado de cidadania: liberdade, inteligência e segurança da nossa nação (Liberty, Intelligence, Our Nation’s Safety)."

 

A edição de janeiro de 1931 da Revista The Lion trazia esta interpretação do nome da associação:

“Nosso nome não foi escolhido aleatoriamente, nem foi fabricado. Desde tempos remotos, o leão tem sido símbolo de tudo o que era bom e, devido a esse simbolismo, o nome foi escolhido. Quatro qualidades notáveis (coragem, força, atitude e fidelidade) estão muito relacionadas com a adoção desse nome. A última delas, fidelidade, tem um significado profundo e peculiar para todos os Leões. O leão tem sido um símbolo de fidelidade em todas as horas e entre todas as nações, antigas e modernas. Ele significa lealdade a um amigo, a um princípio, a uma obrigação e a uma confiança.”

E, então, surgiu o emblema que consiste em uma letra “L” em uma área circular. Ao redor, há uma área circular com o perfil de dois Leões olhando para o passado e para o futuro, mostrando orgulho de suas tradições e confiança no futuro. A palavra “Lions” aparece na parte superior e “International” na parte inferior.

L-I-O-N-S

A combinação das letras L-I-O-N-S foram definidas como um acróstico na convenção de 1919, por Halsted Ritter, de Denver, Colorado; significando "liberdade, inteligência, e segurança da nossa nação (Liberty, Intelligence, Our Nation’s Safety)".

 

No Brasil, o acróstico ficou definido como "Liberdade, Inteligência, Ordem, Nacionalidade e Serviço". Até que, durante a Convenção Nacional realizada em 27 de maio de 1998, em Belo Horizonte/MG, aprovou-se por maioria, moção apresentada pelo Lions Clube São Paulo - Jardim Paulista, de autoria do PDG José Gilberto Ribeiro Ratto, alterando o significado das letras "I" e "N" do acróstico da palavra LIONS. As palavras "Inteligência" e "Nacionalidade" foram substituídas por "Igualdade" e "Nacionalismo".

 

Desde então, "Liberdade, Igualdade, Ordem, Nacionalismo e Serviço" é o acróstico oficial dos Lions Clubes no Brasil.

Objetivos

  • Organizar, implantar e supervisionar clubes de serviço que serão conhecidos como Lions Clubes.

  • Coordenar as atividades e padronizar a administração de Lions Clubes.

  • Criar e promover o espírito de compreensão entre os povos da Terra.

  • Promover os princípios de boa governança e boa cidadania.

  • Interessar-se ativamente pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade.

  • Unir os clubes com laços de amizade, bom companheirismo e compreensão recíproca.

  • Oferecer um fórum para a discussão aberta de todas as questões de interesse público, desde que partidarismo político e sectarismo religioso não sejam debatidos pelos associados do clube.

  • Encorajar pessoas de mentalidade de serviço a servir suas comunidades sem recompensa financeira pessoal, estimular a eficiência e promover elevado padrão de ética no comércio, indústria, profissões, serviços públicos e empreendimentos privados.

Código de Ética

  • Demonstrar fé nos méritos da minha profissão, esforçando-me para conseguir honrosa reputação mercê da excelência dos meus serviços.

  • Lutar pelo êxito e pleitear toda remuneração ou lucro que equitativa e justamente mereça, recusando, porém, aqueles que possam acarretar em diminuição de minha dignidade, devido a vantagem indevida ou conduta duvidosa.

  • Lembrar que, para ser bem-sucedido nos negócios ou empreendimentos, não é necessário destruir os dos outros. Ser leal com os clientes e sincero comigo mesmo.

  • Sempre que surgir uma dúvida a respeito do direito ou da ética de minha posição ou conduta em relação ao próximo, decidir em meu próprio detrimento.

  • Praticar a amizade como um fim e não como um meio. Sustentar que a verdadeira amizade existe e não é o resultado de favores mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois recebe benefícios com o mesmo espírito desinteressado com que os dá.

  • Sempre ter em mente meus deveres de cidadania para com meu país, meu estado e minha comunidade, e devotar-lhes lealdade inabalável em palavras, atitudes e conduta. dedicando-lhes, desinteressadamente, meu tempo, meu trabalho e meus recursos.

  • Ajudar ao próximo, consolando o aflito, fortalecendo o desvalido e socorrendo o necessitado.

  • Ser comedido na crítica e generoso no elogio; construir e não destruir.

Download

Para fazer download das siglas ou de qualquer outro conteúdo do site, acesse nossa página de arquivos: clique aqui!

Referências

© 2020 Mundo LEO. Todos os direitos reservados.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram