Invocação a Deus

Porque, de fato, invocamos a Deus em nossas reuniões?

Invocação a Deus

Como todos já conhecemos, o LEO Clube não possui nenhum vínculo religioso, entretanto, no início de cada reunião é proferida a Invocação a Deus. Na verdade, a Invocação a Deus é o pedido que fazemos a Deus para que ele proteja nosso movimento, os seus membros e nossa pátria; é um momento coletivo voltado à reflexão e ao respeito recíproco, de partilha de sentimentos.

 

Atualmente, o movimento LEOístico e Leonístico está espalhado por todo o mundo, com companheiros falando diversas línguas e professando diferentes credos, unidos pela boa-vontade e pelo sentimento de fraternidade. Mas, sejam quais forem as suas crenças, em cada uma delas haverá um Deus, um Poder Superior, que tomará diversos nomes.  Por isso, quando iniciamos nossas reuniões, invocamos o Poder Divino com o nome que damos em nossa língua materna, sem nos dirigirmos a desdobramentos religiosos. Não podemos realizar a invocação fazendo alusão a uma religião específica. Somos um movimento uno, sem distinções.

 

No momento em que a Invocação a Deus é proferida, todos devem se portar com o devido respeito; as cabeças devem estar descobertas de chapéus e bonés. Além disso, deve-se atentar que a invocação não é Instrução LEOística, ou seja, é um momento de reflexão espiritual e da conduta de paz e não de leitura de textos de procedimentos de um clube ou da conduta de um associado. É recomendável que se defina um responsável antecipadamente para realizar a Invocação a Deus, evitando a surpresa à vista de todos os presentes.

A Invocação a Deus padronizada para assembleias foi apresentada originalmente pelo PCC CL Pedro Affonso Mibielli de Carvalho (Presidente do CNG AL 1960/61), aprovada e recomendada pela Resolução nº 14 do CNG na Convenção Nacional de Brasília/DF durante o AL 1962/63 e, modificada pelo CL Mário Simões Mendes, onde pelo qual foi homologada na Convenção Nacional em Camboriú/SC, em 22 de maio de 1982. Alguns clubes utilizam outras versões de Invocação a Deus na abertura protocolar ou são declamadas de improviso, porém, recomenda-se o uso da Invocação a Deus denominada "Agradecemos Senhor", por uma questão de padronização.

 

Vamos aplicar isso em suas reuniões? Confira nossos exemplos de Invocação a Deus na página Banco de Ideias ou, caso deseje fazer download dos documentos, acesse a página Nuvem de Arquivos.

Download

Para fazer download deste conteúdo ou de qualquer outro do site, acesse nossa página de arquivos: clique aqui!

Referências

  • BARROS, Mallu Mendonça de; SEVERINO, Carlos Henrique Lima (Org.). Cartilha de LEO Clubes do Brasil. 1ª. ed. Bragança/PA: [s.n.], 2006. 75 p.

  • BARROS, Mallu Mendonça de. LEO Clube: Ao Alcance das Mãos. 1ª. ed. Goiânia/GO: [s.n.], 2008. 97 p.

  • IOP, Deise. Manual de Protocolo. 3ª. ed. [S.l.: s.n.], 2016. 49 p.

  • BELDA, João Carlos. Manual de Cerimonial e Protocolo Leonístico. São Paulo: Distrito LC-2, 2016. 95 p

© 2018 Mundo LEO. Todos os direitos reservados.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram