capa_sobre_o_leo.jpg

Invocação a Deus

Porque invocamos a Deus nas reuniões?

Invocação a Deus

Invocação a Deus

Por se tratar de uma organização laica, Lions Clubs International não possui vínculos religiosos, todavia, no início de cada reunião de Lions e LEO Clubes, é proferida a Invocação a Deus. A Invocação a Deus é o pedido que fazemos a Deus para que ele proteja nosso movimento, os seus membros e nossa pátria. É também um momento de reflexão e ao respeito recíproco.

Belda (2022a, p. 56) salienta que durante as reuniões, não se deve em hipótese alguma, por melhor que seja a intenção, realizar orações religiosas como o Pai Nosso, Maria Passa na Frente, hinos evangélicos etc. Por se tratar de um movimento que preza pelo caráter internacional, ecumênico e universalista, os Lions e LEO Clubes devem permanecer no rito de laicidade.

 

Tavares (2016, p. 17) afirma que "atualmente, os Lions e LEO Clubes estão espalhados por todo o mundo, com companheiros falando diversas línguas e professando diferentes credos, unidos pela boa-vontade e pelo sentimento de fraternidade. Mas, sejam quais forem as suas crenças, em cada uma delas haverá um Deus, um Poder Superior, que tomará diversos nomes. Por isso, quando iniciamos nossas reuniões, invocamos o Poder Divino com o nome que damos em nossa língua materna, sem nos dirigirmos a desdobramentos religiosos. Não podemos realizar a invocação fazendo alusão a uma religião específica. Somos um movimento uno, sem distinções."

 

No momento em que a Invocação a Deus é proferida, todos devem se portar com o devido respeito, estando as cabeças descobertas. Além disso, deve-se atentar que a invocação não é uma instrução, ou seja, é um momento de reflexão. Vale ressaltar também que é recomendável a definição de um responsável (associado) antecipadamente para proceder a leitura da Invocação a Deus, evitando a surpresa à vista de todos os presentes.

A Invocação a Deus padronizada para assembleias como conhecemos hoje foi apresentada originalmente pelo PCC CL Pedro Affonso Mibielli de Carvalho (Presidente do CNG AL 1960/61), aprovada e recomendada pela Resolução nº 14 do CNG na Convenção Nacional de Brasília/DF durante o AL 1962/63. Contudo, esta versão foi modificada pelo CL Mário Simões Mendes, em que foi homologada na Convenção Nacional em Camboriú/SC, em 22 de maio de 1982. Alguns clubes utilizam outras versões de Invocação a Deus na abertura protocolar ou são declamadas de improviso, porém, recomenda-se o uso da Invocação a Deus padrão conhecida como "Agradecemos Senhor", estritamente por uma questão de padronização.

Agradecemos Senhor

Senhor, nós vos agradecemos por estarmos aqui reunidos para nos conhecermos melhor e, assim, podermos servir os nossos semelhantes.

Dai-nos a humildade, a sabedoria e a força necessárias para cumprirmos nossos deveres com entusiasmo e tenacidade.

Dai-nos a bondade e tolerância para respeitar a opinião dos demais e alimentar a aspiração de todos para servir a humanidade.

Protegei nossa grande família Leonística, a qual trabalha hoje e sempre, pelo culto da amizade, do amor ao próximo e do serviço desinteressado.

Velai, Senhor, pelos destinos do Brasil e bendizei nosso trabalho.

Assim seja!

Saiba mais

✔️ Para visualizar e fazer download da Invocação a Deus padronizada em pdf, acesse a seção de arquivos.

Referências

⚠️ Para visualizar todas as referências bibliográficas deste conteúdo, clique aqui. A reprodução de qualquer texto, documento e/ou imagem deste site é autorizada mediante a citação da fonte: Mundo LEO. Este conteúdo foi escrito por Vitor Sanches de Souza e revisado em julho de 2022.