Oração pelo Brasil
A Oração pelo Brasil, inicialmente, foi instituída e publicada pela Comissão Nacional de Moral e Civismo do Ministério da Educação e Cultura. Esta comissão foi criada pelo Decreto-Lei nº 869, de 12 de setembro de 1969, com o intuito em incentivar o civismo nas escolas de todos os graus e modalidades dos sistemas de ensino no Brasil, todavia, foi revogada pela Lei nº 8.663 de 14 de junho de 1993.
Não se sabe, ao certo, como, quando ou porque a Oração pelo Brasil foi incorporada ao protocolo Leonístico, tendo em vista que cada distrito a adotou oficialmente em momentos distintos. No entanto, por usos e costumes, a oração está definitivamente incorporada às reuniões de Lions e LEO Clubes através do nosso protocolo.
Segundo Barros e Severino (2006, p.15), a oração é "composta de frases que, juntas, compõem o grande desafio e a grande esperança de transformação social, pessoal e coletiva" em que os associados de Lions e LEO Clubes assumem ao integrar o movimento.
A Oração pelo Brasil, como conhecemos hoje, deve ser recitada ao término de qualquer assembleia ou reunião de qualquer instância do movimento de Lions e LEO Cubes no Brasil. No que tange ao modo correto para leitura, muitos estudiosos especializados em protocolo divergem, contudo, as recomendações mais utilizadas são:
-
Ao iniciar, o orador não deve proferir o título Oração pelo Brasil, mas sim, iniciar diretamente pelo texto; e
-
O orador realiza a leitura de uma linha do texto por vez e, entre elas, realiza uma pausa, para que o texto proferido possa ser repetido por todos os demais presentes.
Oração pelo Brasil
“Ó Deus Onipotente,
princípio e fim de todas as coisas,
infundi em nós brasileiros
o amor ao estudo e ao trabalho,
para que façamos de nossa pátria
uma terra de paz,
de ordem e de grandeza.
Velai, Senhor, pelos destinos do Brasil.
Assim Seja!”
Comissão Nacional de Moral e Civismo do MEC - Ministério da Economia
Saiba mais
✔️ Para visualizar e fazer download da Oração pelo Brasil padronizada em pdf, acesse a seção de arquivos.
Referências
⚠️ Para visualizar todas as referências bibliográficas deste conteúdo, clique aqui. A reprodução de qualquer texto, documento e/ou imagem deste site é autorizada mediante a citação da fonte: Mundo LEO. Este conteúdo foi escrito por Vitor Sanches de Souza e revisado em julho de 2022.