Jaula aberta
Jaula aberta é o tempo disponível do ato protocolar, concedido pelo presidente logo após a discussão da pauta, para que os associados façam uso da palavra durante reuniões. Assim, qualquer associado que esteja presente na reunião pode utilizar o momento para comunicar quaisquer assuntos.
Existem algumas regras básicas a serem seguidas por todos durante a jaula aberta, independente de cargo ou posição, sendo:
-
A jaula aberta é utilizada uma única vez por pessoa;
-
É destinada apenas à associados de Lions e LEO Clubes;
-
Deve abordar assuntos que tenham relação direta ou indireta com Lions e LEO Clubes;
-
Não é momento para longos discursos; e
-
Em hipótese alguma, pode ocorrer discussões. É um momento de palavra, não de discussão.
Por se tratar de um ato concedido pelo presidente da reunião, cabe a ele decidir se abre ou não a jaula, em muitos casos, justificado em decorrência do horário. Caso não opter por declarar jaula aberta, o presidente deve fundamentar sua decisão e citá-la, para que conste em ata. Quando for mantida, ele pode exigir aos inscritos para falar durante a jaula, que se limitem a alguns minutos. Após a palavra de todos os oradores, o presidente da reunião declara jaula fechada, ou seja, o término de pronunciamentos.
Palavra livre
De acordo com Belda (2022a, 63), por opção, o presidente também pode anunciar a “palavra livre” para não integrantes do movimento se manifestarem. Apesar de se tratar de um momento destinado exclusivamente à não-integrantes de Lions e LEO Clubes, o assunto a ser abordado deve ter relação direta ou indireta com o nosso movimento.
Referências
⚠️ Para visualizar todas as referências bibliográficas deste conteúdo, clique aqui. A reprodução de qualquer texto, documento e/ou imagem deste site é autorizada mediante a citação da fonte: Mundo LEO. Este conteúdo foi escrito por Vitor Sanches de Souza e revisado em julho de 2022.