Jaula aberta

Momento oportuno para usar a palavra!

Jaula aberta

Jaula aberta é o tempo disponível do ato protocolar, concedido pelo presidente, logo após a discussão da pauta, para que os associados façam uso da palavra. Assim, qualquer associado que esteja na reunião pode fazer agradecimentos ou questionamentos, justificar ausência ou comunicar quaisquer outros assuntos.

 

Durante uma reunião ou cerimônia, cabe ao presidente a prerrogativa de “abrir a jaula” ou não, levando em conta, às vezes, pelo adiantamento da hora para finalizar a reunião. Caso opte por não declarar Jaula Aberta, o presidente deve fundamentar sua decisão e citá-la em ata. Quando for mantida, ele pode exigir que, aqueles inscritos para falar durante a jaula, se limitem a alguns minutos. Deve-se lembrar que na Jaula Aberta, em hipótese alguma, pode ocorrer discussões. É um momento de palavra, não de discussão!

 

Após a palavra de todos os oradores presentes, o presidente da reunião declara “Jaula Fechada”, ou seja, o término de pronunciamentos.

Download

Para fazer download deste conteúdo ou de qualquer outro do site, acesse nossa página de arquivos: clique aqui!

Referências

  • BARROS, Mallu Mendonça de; SEVERINO, Carlos Henrique Lima (Org.). Cartilha de LEO Clubes do Brasil. 1ª. ed. Bragança/PA: [s.n.], 2006. 75 p.

  • BARROS, Mallu Mendonça de. LEO Clube: Ao Alcance das Mãos. 1ª. ed. Goiânia/GO: [s.n.], 2008. 97 p.

  • IOP, Deise. Manual de Protocolo. 3ª. ed. [S.l.: s.n.], 2016. 49 p.

© 2018 Mundo LEO. Todos os direitos reservados.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram